terça-feira, 1 de abril de 2008

Choque Cultural

Na aula de hoje o tema debatido foi choque cultural. Lemos um artigo feito com pesssoas que viajam muito ou que estão há algum tempo longe do seu país de origem, como estudantes e empreendedores internacionais ou diplomatas. O artigo dizia que cada um reage de uma forma diferente à mundança, mas que mesmo assim todos passam por cinco estágios:

1 - Lua de mel: Quando tudo no país é maravilhoso e você acha que deveria morar pra sempre no novo lugar. É o estágio do turismo. Tudo é novo e lindo, você não reclama, acha diferente e legal.
2 - Choque: Quando nem tudo são flores e alguns problemas se tornam maiores do que deveriam ser. Tudo no seu país de origem parece melhor do que no novo lar. Você sente vontade de voltar pra casa.
3 - Adaptação: Você percebe que se não se adaptar, vai sofrer mais, então começa a tentar criar uma rede de contatos pra se sentir integrado.
4 - Aceitação: É quando você já se adaptou ao novo lugar e aprende a aceitar as diferenças culturais numa boa. Digamos que você tem duas culturas numa pessoa só.
5 - Segundo choque: Você volta pra casa e lá tudo continua igual, as pessoas não mudaram, mas agora você está diferente.

Eu até agora tento descobrir em que estágio estou. Acho que a lua de mel está no fim e o choque cultural às vezes me incomoda. Ao mesmo tempo, estou tentando fazer novas amizades e ainda nem conheci toda a cidade... Meus estágios parecem meio misturados! O povo da sala, no entanto, tinha bem claro o seu estágio. A russa estava em eterna lua de mel. Ela e o colombiano não viam problemas em Londres! Bonitinho esse olhar tão apaixonado!

A polonesa estava na adaptação. O francês e a outra brasileira, na fase de aceitação. A turca , que mora em Londres há quase um ano, estava em choque ainda. Tive pena. A timidez às vezes atrapalha um pouco. Tomara que a minha fase de choque não se estenda por muito tempo.


Na foto, pessoal da minha antiga sala. Nessa segunda-feira muitos mudaram de nível, outros de sala e duas pessoas terminaram o curso. Ou seja, apenas uma das pessoas que citei no blog está na foto.

4 comentários:

Robson disse...

Dai, realmente nem td são flores. Vamos ver quanto tempo dura as suas fases aí. Eu te dou um apoio pelo skype ;)
bjão

Roberta Ávila disse...

Dai, o mais engraçado é quando vc percebe que nada mais é novidade... Bjinhos

Daiane Schimitt disse...

Bah, não consigo imaginar não ter novidades aqui! Parece que sempre tem tanta coisa pra ver, pra provar, pra acontecer ainda!
Dizem que Londres é o máximo no verão, que as pessoas vão nos parques jogar futebol, ler, fazer piquenique!! Não vejo a hora de ver e participar disso! :)
bjocas

Anônimo disse...

Oi Daiaaa!!!
Nossa..que lindas as tuas fotos!!!
Você deve estar aproveitando muuuito isso hein! Aproveita tuuudo que tem direito!!
Deve ser bem legal conviver com pessoas de todo lugar do mundo...culturas totalmente diferentes convivendo no mesmo meio!!!
Se cuida querida!!!
Beijinho!!!!