sexta-feira, 2 de maio de 2008

Colegas de turma II - serviço militar na Sérvia

É muito bom quando a gente conhece pessoas de todos os cantos do mundo. É uma aula de cultura geral! Hoje o professor faltou na escola, mas no lugar de voltar pra casa ou assistir aula em outra turma, eu e mais três colegas resolvemos tomar um café e conversar do outro lado da rua. Éramos duas brasileiras e dois sérvios.

Papo vai, papo vem, depois de explicar que o Brasil não é só carnaval, samba e mulher, os meninos falaram um pouco do seu país. De tudo, o mais intrigante foi descobrir que na Sérvia todos os homens são obrigados a prestar serviço militar. Até aí tudo bem, o grande detalhe é que são seis meses em regime fechado e você só tem quatro finais de semana para visitar a família nesse período! E conseguia ser pior, há uns dois anos não eram seis meses de internato e sim um ano!

Durante esse tempo, os meninos têm aula de estratégias militares. Eles falaram que o melhor a se fazer nesse momento é dormir (em sala de aula), principalmente quem não tem intenção de seguir carreira. Os dois sérvios que eu conheci fizeram faculdade na área administrativa/financeira, ou seja, interesse zero! Fora isso, o que mais se aprende no quartel é limpar, limpar, limpar...

2 comentários:

BBertoli disse...

credoooo, tadinhos...
mas eles podiam ficar dormindo em vez de assistir às aulas??
acho que não, né?!
tudo bem aí???
Beijocas!

Daiane Schimitt disse...

Oi Bru! Desculpa, acho que não ficou claro no texto e eu já arrumei ali, obrigada! O melhor a se fazer, segundo eles, é dormir EM sala de aula! heheh! Imagina que interessante a aula...
bjocas!
Dai