quinta-feira, 17 de julho de 2008

Polícia em UK

Devido a alguns acontecimentos bastante chatos (falsificaram um documento meu e sacaram vários pounds do Banco em meu nome) tive que ir à polícia e fazer um BO - no caso aqui chama-se CO. Eu estava meio relutante em ir à polícia pelo empenho que isso me traria, mas acabei indo mesmo assim, diante da indignação pelo roubo.

Eu não sei se eles conseguirão recuperar o meu dinheiro, afinal, o policial já avisou que casos como o meu estão acontecendo bastante e é bem complicado encontrar um culpado diante da forma como pode ser feito o saque na Western Union (banco que aceitou o documento falso). Mas mesmo assim, uma coisa eu pude ver com toda esta história: a educação e o tratamento dado pela polícia inglesa à comunidade em geral é de dar orgulho. Eu listo os motivos para minha conclusão:

1 - fui atendida logo que cheguei ao posto. Devo ter esperado uns cinco minutos, no máximo.
2 - os policiais foram estremamente solicitos ao fazer o boletim de ocorrência, independente de eu ser brasileira ou não, de eu falar bem o inglês ou não.
3 - Recebi ligação da polícia com informações sobre as investigações no dia seguinte. Eles me pediram mais dados e avisaram que estavam abertos para receber qualquer informação relevante sobre o caso. Na realidade, meu celular estava fora de área no momento em que eles me ligaram e, mesmo assim, eles deixaram um recado, com número do telefone, horário em que eu deveria ligar, enfim, todas as informações.
4 - Uns três dias depois recebi uma carta onde eles diziam "sentir muito pelo fato de eu ter sido vítma de roubo". Eles se mostraram novamente abertos para que eu encaminhe mais dados que auxiliem na investigação.
5 - Uns cinco dias depois recebi outra carta na qual vinha a sugestão de uma Ong que auxilia gratuitamente vítimas de roubo ou outro crime através de atendimento psicológico e auxílio jurídico. A carta ainda dava algumas explicações básicas de como entrar com processo na corte (processo na justiça).

Eu até agora não sei o que vai dar isso tudo, mas fiquei feliz em ser tão bem atendida. Ah, uma dica - se alguém que vem pra Londres está lendo este blog, guarde estes números que estou repassando logo abaixo. Eles podem ser úteis para você. Infelizmente, eu só tive conhecimento deles depois de depositar o dinheiro neste banco, mas talvez se eu soubesse antes, teria evitado o prejuízo. Aí vai:

020 87336070 - a ligação é gratuita e você pode pedir informações sobre prevenção de crimes. No meu caso, eu perguntaria sobre esse tipo de transação e eles me informariam que eu não deveria fazer, já que é comum casos de roubo aqui com este tipo de depósito (o policial me disse que eu era a 31 (a) pessoa vítima desse tipo de furto)

020 73889550 - Suporte às Vítimas

999 - Emergências Policiais

www.online.police.uk - para denunciar crimes pequenos, é possível usar a Internet.

É isso, gente! Acho que deu pra entender um dos motivos de eu ter parado de atualizar o blog: problema de mais pra resolver! Fora isso, mudei de casa e o meu namorado chegou do Brasil, então tenho que mostrar a cidade pra ele e ensinar o bê-á-bá inicial da vida por aqui.

Bjos a todos!

3 comentários:

Anônimo disse...

Putz, que perrengue... E como está Robgol? Um beijão pra ele!
E ah, tomara que recuperem os pounds!
Pena que a polícia também foi a que matou o brasileiro Jean Charles de Menezes, numa atitude bastante estúpida por sinal!
beijocas

Daiane Schimitt disse...

Estou bem longe de aprovar a polícia no que fizeram com Jean Charles de Menezes aqui na Inglaterra. O meu post quis apenas elogiar o atendimento deles quanto a um roubo considerado comum. No Brasil, tenho certeza que o tratamento não seria o mesmo. Nem a polícia do Brasil, nem a polícia de UK é perfeita, mas no meu caso específico, elogio o tratamento e a educação dos policiais de UK.
Bjocas Júlia, boa lembrança quanto ao caso do brasileiro morto aqui - de forma alguma quero apoiar ações como essa.

Pablo Augusto disse...

Preciso de uma ajuda urgente.
Acho que fui roubado!

Fiz o pagamento de 300 dolares via western union para a compra de um iphone 3gs, o que me recomenda fazer, como posso ir a policia?

Por favor me ajude, estou desesperado